DNS Round-Robin

 

Um método para balancear a carga entre servidores que disponibilizam o mesmo serviço é o DNS Round-Robin. Com ele é possível dividir as requisições dos clientes entre servidores que estão executando o mesmo serviço.

Imagine que você deseja balancear a carga de solicitações entre dois servidores IIS. Haveria duas opções para isso: criar um cluster NLB, ou usar o DNS Round-Robin. Caso a sua escolha seja pelo DNS Round-Robin (a intenção aqui não é comparar, apenas demonstrar), siga os seguintes passos:

  • Crie um registro A no seu DNS para cada um um dos dois servidores IIS com o mesmo nome:
    • Exemplo: servidor1 – 10.0.0.10, servidor2 – 10.0.0.11. Você irá criar no servidor DNS os dois registros A abaixo:
Nome IP
webserver1 10.0.0.10
webserver1 10.0.0.11

Note que você terá criado um registro para cada servidor, com o mesmo nome, para cada IP. Então, você irá divulgar o nome webserver1.dominio.corp como o endereço de acesso para este servidor web, e automaticamente o DNS estará dividindo a carga entre os dois IPs.

Um detalhe importante, é que se um dos servidores ficar indisponível, o DNS continuará distribuindo a carga igualmente entre os dois, o que siginificará 50% de requisições para o IP do servidor indisponível, e consequente indisponibilidade para 50% das requisições. Então, imaginando que o servidor 10.0.0.10 fique indisponível, você deverá remover o registro webserver1 do IP 10.0.0.10. Com isso, todas as requisições ao registro webserver1 serão encaminhadas apenas para o IP 10.0.0.11. Quando o servidor estiver disponível novamente, basta criar o registro com o mesmo nome para o IP dele. Caso queira adicioanar um terceiro servidor, basta criar um registro A para ele com o mesmo nome dos outros dois, mas com o IP deste novo servidor.

😉

Leave a comment